O índice de engajamento no Instagram é quase seis vezes maior que no Facebook – são 4.1% contra 0.7%, respectivamente, o que o torna um potencial meio de vendas online.
A especialista em marketing digital, Ana Tex, afirmou que no Instagram, o engajamento do usuário é maior que no Facebook. “O índice de engajamento no Instagram é quase seis vezes maior que no Facebook – são 4.1% contra 0.7%, respectivamente, o que o torna um potencial meio de vendas online”.
Mas, de nada adianta ter a iniciativa de vender pela plataforma sem ter uma estratégia assertiva. “Não basta criar uma página e anunciar os produtos. O empreendedor terá de adotar algumas estratégias para conquistar e fidelizar clientes pela rede social”, explicou a especialista. Para ajudar quem pretende ter a plataforma social como aliada das vendas, a especialista listou o que ajuda a alavancar as vendas.
Crie conteúdos que eduquem, inspirem e entretenham
A estratégia mais importante nesta rede social é ter conteúdo relevante que eduque, entretenha e inspire os seguidores. Isso é que vai fazer com que eles tenha interesse em seguir uma conta. Para isso, procure fazer uma pesquisa na rede social e na internet sobre quais os assuntos que seus clientes mais perguntam. O que eles mais se interessam? Sabendo o que as pessoas mais perguntam sobre o seu assunto, é mais fácil criar posts que falam sobre suas curiosidades.
O principal erro cometido é querer vender em todos os posts. As redes sociais foram feitas para criar uma conversa, um relacionamento. É por isso que 80% dos seus posts devem ser compostos por conteúdos que não estejam vendendo, enquanto 20% serão compostos por ofertas.
Seja visto
“Quem não é visto, não é lembrado”. Por isso, poste todos os dias. Faça uma experiência com três posts ao dia: um de manhã, um de tarde e um de noite e verifique os resultados. Se você não tem tempo para produzir tantos conteúdos, existem alguns sistemas que agendam posts, facilitando seu trabalho.
Dê dicas aos seus seguidores
Aposte em dicas relacionadas ao seu nicho. As pesquisas feitas para criar conteúdos o ajudarão na criação dessas dicas. Com elas, você passa a ser uma autoridade no segmento e não apenas um vendedor.
Crie chamadas para ações
Por que você está marcando presença no Instagram? Cada post que você fizer no Instagram deve ser estratégico e incluir uma “Chamada para Ação”. Isto significa que você deve
dizer para a pessoa o que ela deve fazer ou direcioná-la para alguma ação. Se você tem a atenção de alguém, você precisa assumir o controle da relação e dizer o que ela tem que fazer.
Fonte: Economia IG
Imagem: Bigstock by Maridav