Sabemos que o Google, utiliza vários critérios quando alguém realiza uma pesquisa no seu buscador. Ele leva em conta centenas de critérios orgânicos e pagos para classificar os resultados. Andrey Lipattsev, do Google, revelou quais são os 3 principais sinais de classificação no algoritmo do Google para ranquear sites nas buscas: Links, Conteúdo e RankBrain.
1 – Links: O link building é uma prática feita para conquistar mais links de domínios relevantes para o seu site. Ele também contribui com os links recebidos por páginas, que é outro fator para medir o ranqueamento no Google e também com um indicador próprio, o Page Authority (PA). Logo, ele ajuda a melhorar diretamente dois fatores dos mais importantes.
2 – Conteúdo: O Google usa dois algoritmos para ranquear conteúdo. O Panda e o Hummingbird são os algoritmos do Google que tiveram mais impacto sobre os conteúdos, mas o Hummingbird é o algoritmo que trabalha com a semântica pro conteúdo e isso faz uma diferença muito grande na qualidade das buscas. Baseado no estudo da Search Metrics sobre fatores de ranqueamento, dois pontos são relevantes o Proof Terms e Relevant Terms.
Proof Term: São palavras que o Google espera encontrar nesse texto que estão diretamente relacionadas com o assunto do termo, como o assunto da keyword utilizada ou com o assunto daquele texto. Ele determina algumas palavras que podem ter afinidade com a sua palavra de busca. Através de todo o conhecimento que ele tem na sua base de dados ele seleciona as palavras que estão fortemente relacionados com o seu assunto e seleciona aquele texto como item da sua busca.
3 – RankBrain: RankBrain é o nome do sistema de busca do Google que utiliza inteligência artificial e machine learning (máquinas aprendendo sozinhas) que ajuda a processar os resultados das buscas. Um método ou forma, onde o sistema (algoritmo – cérebro) aprende, interpreta e define sozinho quais resultados são mais relevantes para o usuário. O sistema foi criado porque diariamente 15% das pesquisas são novas, criando a necessidade de criar um sistema capaz de entender isso sozinho.
Os fatores de classificação e ranking do Google são normalmente alinhados aos conteúdos, como palavras chave, autoridade do domínio e uma outra série de fatores. Esses fatores também podem estar conectados ao usuário, como por exemplo, onde esse usuário está localizado ou o histórico de buscas dele. RankBrain pode ser capaz de indicar melhor qual o tipo de conteúdo de cada página do que os outros algoritmos já existentes.
Fonte: Searchnewsbrasil