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Como melhorar o seu negócio com o WhatsApp?

Companhias de maior porte, como imobiliárias, vêm listando o WhatsApp como um dos seus principais canais de contato com potenciais clientes. E o mesmo se aplica a órgãos institucionais: no Rio de Janeiro, a Prefeitura estabeleceu um número no app exclusivamente para responder às dúvidas dos cariocas sobre as obras que estão afetando a cidade antes dos Jogos Olímpicos de 2016.

E depois de saber tudo isso, é hora de colocar a mão na massa. Abaixo, listo as cinco principais formas que empreendedores e empresas podem usar o WhatsApp em suas estratégias de marketing digital para se destacar no mercado e ganhar a lealdade do consumidor:

 

  1. Serviço de atendimento ao consumidor (SAC)

Usuários e consumidores esperam, cada vez mais, respostas imediatas às suas perguntas. Enquanto o mundo se torna mais móvel, eles esperam poder recorrer a plataformas de mensagens diretas como um meio de interação com suas marcas preferidas, simplesmente por tratar-se de um modo de comunicação mais rápido e prático.

De olho nessa tendência, o primeiro passo que empreendedores e empresas devem tomar, para que não fiquem para trás, é ter um número específico no WhatsApp para que seus clientes possam contatá-los. E como o app não tem uma funcionalidade de pesquisa ou descoberta de perfis, o número deve ser compartilhado em outros canais oficiais da marca, como seus perfis institucionais no Facebook e Twitter. Outro bom local é à direita na embalagem do seu produto.

Estabelecido esse canal, o segundo passo é montar uma equipe para dar atenção às demandas dos clientes em tempo real, recebendo, gerenciando e respondendo às mensagens dos usuários pela plataforma.

 

  1. Fornecimento de serviço

Ao elaborar uma campanha para a sua marca ou serviço, pergunte-se:

“QUANDO MEUS CLIENTES COMPRAM O MEU PRODUTO, QUE OUTRA NECESSIDADE ELES TÊM? COMO A MINHA MARCA PODE AJUDÁ-LOS A RESOLVER ESSA NECESSIDADE?”.

Em uma campanha de 2014, a Hellmanns Brasil enviou aos seus consumidores, por meio de mensagens no WhatsApp, receitas personalizadas com base no que os usuários sinalizavam ter em suas geladeiras. Em paralelo, um chef os ajudava com o compartilhamento de imagens sobre técnicas e modos de uso do produto da marca, alertando ao público, por exemplo, sobre a melhor a hora para retirar suas receitas do forno.

Trata-se de um exemplo pontual do uso do WhatsApp para a oferta de uma experiência personalizada a consumidores, mas que pode encontrar eco em serviços e produtos de diversas outras marcas.

 

  1. Compras por texto

Mensagens de texto costumam ser enviadas de uma pessoa para outra, de forma exclusiva e personalizada. Ou seja, representam uma grande oportunidade para empresas fornecerem experiências de vendas premium.

Por aqui, pequenas lojas de vestuário estão usando mensagens para alertar seus clientes recorrentes quando uma nova coleção chegou e para compartilhar fotos e vídeos de seus produtos. Em contrapartida, seus usuários podem escolher o seu produto por meio de um catálogo e efetuar a compra de um item com uma mensagem no WhatsApp para o vendedor.

Dessa forma, gerentes de lojas e promotores de vendas devem ser encorajados a receber encomendas por meio de mensagens, e, além disso, os usuários devem ser capazes de definir suas preferências de entrega e de pagamento pela plataforma.

 

  1. Engajamento e comunidade

Se a sua marca foi idealizada em torno de um tema que inspira as pessoas ou as aproxima, como fitness, moda ou carros, aplicativos de mensagens como o WhatsApp podem ajudá-lo a construir e promover uma comunidade em torno desses temas.

Para isso, é preciso criar um grupo de mensagem temático, torná-lo acessível a seus clientes mais fiéis e utilizar o espaço para fomentar o engajamento em torno de novos produtos. Esses grupos podem ser ancorados em lojas físicas locais, com gerentes identificando clientes regulares e convidando-os a fazer parte de um grupo privado com outros clientes fiéis.

NO ENTANTO, VALE O ALERTA: É PRECISO TER CAUTELA PARA NÃO INUNDAR SEUS CONSUMIDORES COM PROPAGANDAS.

Na verdade, o ideal é que as iniciativas de conversas não sejam lideradas pelas empresas – apenas estimuladas. E uma forma de realizar isso é justamente por meio da criação de conteúdo original pela marca, o qual pode então ser compartilhado organicamente com os clientes.

A utilização do Whatsapp como ferramenta de marketing está ganhando cada vez mais espaço. Um bom empreendedor é aquele que sempre se mantém atualizado e por dentro das tendências de mercado, sejam elas quais forem.

 

Fonte: Endeavor

 

Imagem: Bigstock by Pe3check

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