Algumas marcas conhecidas são o exemplo perfeito de como as cores têm influência, tanto que até adotaram uma cor que a representa. Por exemplo, se eu te perguntar de o que te vem a cabeça quando eu faço vermelho e amarelo? Ou então vermelho com branco? Verde com Preto? Tenho certeza que você automaticamente pensou em algumas marcas famosas.
Além de passar 80% de reconhecimento, as cores influenciam e muito na confiança do consumidor em sua marca, e uma cor usada de forma errada pode literalmente acabar com o seu negócio.
Cada cor tem um significado, mas se não utilizadas corretamente pode trazer em alguns casos sentimentos contraditórios. Há 13 cores principais na psicologia que não podem ser substituídas por nenhuma outra, veja cada uma delas com o seu significado:
Vermelho
Transmite: Dinamismo, Paixão, Agressividade, Energia, Perigo, Calor
Ideal para: Transporte, Tecnologia, Portal de Notícias, Varejo
Azul
Transmite: Profissionalismo, Calma, Infinito, Seriedade, Integridade
Ideal para: Saúde, Tecnologia, Linhas Aéreas, Finanças
Verde
Transmite: Crescimento, Serenidade, Orgânico, Ética
Ideal para: Alimentação, Natureza, Energia, Finanças
Amarelo
Transmite: Calor, Positividade, Alegria, Luminosidade, Bondade
Ideal para: Energia, Alimentação, Natureza, Imobiliária
Laranja
Transmite: Inovação, Modernidade, Juventude, Diversão, Vitalidade
Ideal para: Energia, Alimentação, Tecnologia
Roxo
Transmite: Luxo, Nostalgia, Imaginação, Dignidade, Mistério, Sucesso
Ideal para: Criatividade, Vestuário, Tecnologia, Linhas Aéreas
Rosa
Transmite: Diversão, Romantismo, Feminilidade, Inocência
Ideal para: Artigos Femininos, Vestuário
Preto
Transmite: Poder, Sofisticação, Valor, Prestígio
Ideal para: Vestuário, Tecnologia, Imobiliária
Fonte: Publicitários Criativos – Alana Santos
Imagem: Bigstock by undrey