De que forma crescer em um ano de crise financeira? Onde conseguir novos clientes? Como posso promover mais os itens de perfumaria, suplementos e outros produtos de alto valor agregado? Como vender mais para os atuais consumidores? É possível ser conhecido por novas pessoas e divulgar ainda mais a minha marca?
Talvez essas sejam algumas das principais perguntas que estão na pauta diária de todo o varejo farmacêutico, e nas metas gerenciais, mas que ainda continuam sem resposta. Com verbas reduzidas de publicidade e divulgação, como resolver essa complexa equação?
Vemos no mercado, principalmente nas maiores redes e canais consolidados de e-commerce, o crescente aumento do marketing digital nas estratégias de vendas e de fidelização. Esse é um caminho sem volta que deverá atrair cada vez mais a atenção do varejo em todos os segmentos, como o mercado farmacêutico, devido aos retornos impressionantes de resultados, economia substancial de verba permitida, agilidade e mensuração de resultados. É a melhor forma de tangibilizar o desempenho das ações de marketing, pois gera conversão em vendas.
Para ampliar a visibilidade da sua farmácia junto aos potenciais clientes, o ideal é fazer uma combinação de ferramentas, que pode incluir a gestão do perfil da marca nas principais redes sociais, ações de engajamento, anúncios no Facebook e uso de links patrocinados no Google, além de campanhas de e-mail marketing, e-books, conteúdos direcionados em blogs e os poderosos resultados do inbound marketing, para captação de novos consumidores. Tudo isso deve seguir um planejamento de marketing digital, para que as ofertas e os benefícios possam ser divulgados de forma alinhada e, muitas vezes, incluir patrocínio de laboratórios.
Podemos citar como exemplo os repelentes e os suplementos vitamínicos. No primeiro caso, a campanha digital pode alertar para a importância dos repelentes, os diferenciais dos produtos encontrados no mercado, graus de prevenção, etc. Esse tema pode estar em um blog de saúde, em e-mail marketing e também nas redes sociais de sua farmácia. Além disso, pode ser feito um e-book sobre o tema, dentro de um projeto de inbound marketing, conceito de compartilhamento direcionado para um público-alvo via marketing de conteúdo. Depois de gerar o interesse e a demanda pelo produto, basta estimular a venda com promoções, combos de produtos e desconto com cartão fidelidade, entre outras iniciativas.
No segundo caso, dos suplementos, a fórmula é a mesma: gerar conteúdos de interesse em diversos canais digitais, estimular a demanda nos consumidores, criar promoções e outros incentivos e vender mais. Não dá mais para viver somente de encartes. É preciso buscar os novos clientes no celular, na internet e nas redes sociais, onde eles estão o dia todo.
Fonte: adNEWS– Artigo de Mônica Lobenschuss
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