Parece que todo dia nasce uma nova palavra relacionada à internet. Fica quase impossível acompanhar todas e saber o significado de cada uma delas, mas algo que está presente em nosso cotidiano são os termos mídias sociais e redes sociais. Será que existe diferença? O Facebook, o Twitter, o Youtube são mídias ou redes sociais?
Redes Sociais
Primeiramente, deve-se deixar bem claro que mídias sociais e redes sociais não são a mesma coisa. O termo rede social é um termo já antigo, que basicamente significa criar relacionamento com as pessoas compartilhando objetivos e valores em comum. Portanto, não é preciso estar conectado à internet para fazer parte de uma rede social.
Levando o termo para o universo online, site de rede social ou site de relacionamento (termo que nem é mais tão usado), é um site onde podemos nos conectar com outras pessoas ou grupo de pessoas através de um perfil e compartilhar conteúdos. A proposta principal da rede social é a interação entre as pessoas, sendo assim, sites como Facebook, Google+, MySpace, entre outros, podem ser considerados redes sociais.
Mídias Sociais
Pode ser definido como “um grupo de aplicações para Internet construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0, e que permitem a criação e troca de Conteúdo Gerado pelo Utilizador (UCG)”, resumindo, mídia social é o ambiente online onde podemos compartilhar informações, como por exemplo um blog. Então, o Facebook pode ser uma mídia social correto? Correto! Por definição, toda rede social é também mídia social. A rede social é uma parte da mídia social.
O YouTube é uma rede social ou uma mídia social? É uma mídia social. No YouTube, a gente pode até conversar com as pessoas e criar perfis, mas o foco principal do site é o compartilhamento de conteúdo em vídeo.
Fonte: Blog Digaí – Matéria por Allan Franklin
Imagem: Bigtscok by Andres