A psicologia das cores é o estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. A influência das cores pode ser observada na publicidade, na decoração de casas e escritórios, na moda, na maneira como gostaríamos de ser vistos, entre outros. As cores são utilizadas também para que os logos e a identidade visual de uma marca seja lembrada pelo nosso cérebro.
Aos olhos do design a psicologia das cores é fundamental para a composição de um layout e, se bem aplicada, torna-se um atrativo e proporciona maior eficácia ao material. É importante ressaltar que os estímulos proporcionados sofrem alteração de acordo com sua aplicação e combinação. O conceito de contraste é muito bem utilizado pelos profissionais, enriquecendo ainda mais as peças de comunicação. Porém, para que as cores sejam trabalhadas de forma eficiente, é necessário observar: a relação da cor com o tema; a ordem de leitura da página; o perfil do público alvo; os objetivos da comunicação; entre outros.
A psicologia das cores e seus significados:
- Vermelho = Excitação, juventude, coragem e energia;
- Laranja = Amigável, alegria, confiança e estimulante;
- Amarelo = Otimismo, clareza, calor e curiosidade;
- Verde = Pacífico, crescimento, saúde e bem estar;
- Azul = Confiança, segurança, inteligência e força;
- Rosa = Criativo, imaginação, intimidade e intuição.
Legal né? Ela pode ser muito bem aplicada ao seu negócio! Consulte-nos
Siga-nos nas redes sociais!
Facebook: EL Consultoria
Instagram: @elconsultoria
Twitter: elconsultoria
Linkedin: EL Consultoria
Telefone: (12) 3681-4244
Youtube: EL Consultoria