Estreou no início desta semana, a 21ª edição do Big Brother Brasil, o tradicional reality show em que competidores ficam confinados em uma casa cenográfica, sendo vigiados por câmeras 24 horas por dia.
Além de proporcionar entretenimento para o público – principalmente em tempos de pandemia e isolamento social – o BBB pode trazer importantes lições de negócio, se analisado por diferentes perspectivas.
Separamos algumas:
1. Planejamento é fundamental
Pensar a médio e longo prazo é indispensável para construir uma estratégia de marketing concisa e que seja capaz de dialogar constantemente com seus clientes.
O grande destaque neste ponto foi a cantora e atriz Manu Gavassi, participante da edição de 2020 do BBB. Ela planejou as suas postagens nas mídias sociais por 93 dias – o tempo de duração total do confinamento.
Os posts foram publicados simultaneamente e em ordem cronológica, enquanto os acontecimentos iam rolando na casa. Uma lição completa de storytelling! Ela ganhou mais de 7,6 milhões de seguidores no Instagram enquanto estava no programa, chegando a totalizar 500 mil novos seguidores em um único dia.
Agora, em 2021, outros participantes do reality show – sobretudo do grupo “Camarote” (formado por famosos) – parecem buscar replicar a fórmula de sucesso de Manu.
Um exemplo é a atriz Carla Diaz, que já publicou em suas redes sociais vídeos relembrando seus icônicos personagens na TV, relacionando-os com a sua participação no BBB.
Dessa forma, a lição que fica é: planeje a estratégia de marketing do seu e-commerce – e não só para o aqui e agora.
Defina um planejamento trimestral ou semestral, escolhendo as editorias, os assuntos e os produtos que você deseja divulgar nas suas redes sociais – lembrando sempre de mesclar o conteúdo comercial com dicas que realmente gerem valor para o seu público.
2. Tenha uma estratégia omnichannel
A estratégia de marketing ou de vendas omnichannel consiste no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre os canais online e offline, melhorando a experiência do cliente.
Essa é uma forte tendência do varejo – principalmente em cenário de crescimento do e-commerce – que permite a convergência do virtual e do físico.
Um exemplo recorrente de marketing ou venda omnichannel é quando estamos em uma loja física e utilizamos o aplicativo da marca para verificarmos a disponibilidade do produto desejado.
Ou então, quando encontramos uma peça desejada no e-commerce e optamos pela retirada na loja. Portanto, uma estratégia de marketing omnichannel é aquela na qual uma empresa está presente em diversos canais, que funcionam de forma complementar.
No Big Brother Brasil, essa estratégia foi muito bem usada por Bianca Andrade na edição de 2020.
Proprietária da marca de maquiagens “Boca Rosa”, a blogueira já entrou para o reality com o objetivo claro de divulgar o seu negócio, utilizando seus próprios produtos de maquiagem nas produções diárias.
Em um momento que a participante chorou, após uma discussão com a outra sister (Rafa Kalimann), os telespectadores mais atentos repararam que a maquiagem permaneceu intacta, sobretudo a sua máscara de cílios.
3. Aposte no Marketing de Influência
O formato reformulado do Big Brother Brasil trouxe como novidade o grupo “Camarote”, formado por atores, influenciadores digitais, cantores e até esportistas.
De certa forma, o que Boninho (diretor do programa) fez foi valer-se do “Marketing de Influência” para levar a marca BBB de novo para o centro dos holofotes.
Afinal, com a participação dos influenciadores, o BBB 20 completou três meses ultrapassando a marca de 165 milhões de pessoas alcançadas na audiência acumulada no PNT (Painel Nacional de Televisão).
O Marketing de Influência é uma estratégia que pode fazer sentido para o seu negócio, visto que ela se baseia na confiança e na recomendação.
4. Gere identificação com o seu público
Os participantes do Big Brother Brasil vêm dando show quando o assunto é gerar identificação com o seu público, angariando fortes torcidas que têm o poder de conduzi-los para o prêmio de R$ 1,5 milhão.
A última edição do BBB foi um case de sucesso neste aspecto – seja a influencer, Rafa Kalimann, com as ações humanitárias na África e fé inabalável ou o ator, Babu, com luta antirracista, os dois chamaram atenção ao oferecer mais conteúdo que a maioria dos participantes.
Durante o confinamento, Babu Santana usou o pente garfo, ideal para cabelos cacheados e crespos, para reforçar o empoderamento black. “Quando você pega um pente e abre o black, o black é a coroa e o pente é a libertação”.
Neste cenário, o que tiramos de lição? Deixe o marketing da sua loja online alinhado com os valores da marca.
Aposte na Economia Afetiva – criando, primeiro, vínculos com os clientes, por meio de discursos e motes com os quais eles se identificam para, depois, promover a venda do seu produto. Venda mais do que o consumo. Venda, em primeiro lugar, uma ideia.
5. Saiba conduzir seus clientes pela expectativa
Neste quesito, o BBB 21 já começou dando show: ao longo de uma terça-feira, 19 de janeiro, os participantes da edição foram anunciados.
Mas não todos de uma vez – ao longo da programação da Globo, a partir do meio da tarde, a lista seria formada com o anúncio de dois nomes por vez.
Ansiosos, os espectadores acompanharam o dia todo a programação global para ficar por dentro e comentar cada novo participante divulgado em redes sociais, como o Twitter.
6. Repita estratégias que deram certo
Se o BBB 20 foi sucesso em audiência, com a sua fórmula que combinou anônimos e famosos, o BBB 21 vem para repetir a dose.
Portanto, além de repetir um formato que agradou o público, agora a direção tornou o programa ainda mais duradouro – 100 dias de exibição e 4 participantes a mais.
Aqui, o aprendizado que tiramos é: repita suas estratégias de marketing vencedoras. Avalie o que deu certo no passado:
- Quais redes sociais foram mais acessadas?
- Qual post teve mais engajamento?
- Qual promoção gerou mais retorno em vendas?
- Você investiu em mídia paga – e deu certo?
Gostando ou não de BBB, não podemos negar que, além de entretenimento, o reality show é uma fonte de aprendizado quando o assunto é marketing.
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