Hashtag é um composto de palavras-chave, ou de uma única palavra, que é precedido pelo símbolo cerquilha (#). Usada com bastante frequência pelos usuários do Twitter/Instagram, as Hashtags são bastante eficazes na organização de conteúdos e para facilitar a procura dos usuários.
A palavra tag significa “etiqueta” em inglês. Já Hashtag é uma palavra-chave que etiqueta a mensagem no ambiente digital. A ideia de vincular o símbolo “#” a uma palavra foi usado pela primeira vez no IRC (Internet Relay Chat). Trata-se de um protocolo de internet voltado para a troca de mensagens textuais, na qual vários usuários podem conversar ao mesmo tempo. Esse tipo de tecnologia nasceu em 1988 na Finlândia, e foi muito utilizado pelo meio acadêmico para comunicação entre pesquisadores e estudantes e até mesmo para contato durante conflitos armados, como a Guerra do Golfo (1990-91).
Uma boa combinação de hashtags ajuda a divulgar sua marca para públicos amplos ou para segmentos específicos. Quanto mais popular seja a sua conta no Instagram, maiores são as oportunidades para ganhar novos seguidores, curtidas e atrair novos interessados. Os principais objetivos da utilização de Hashtags são:
– Gerar Vendas;
– Atingir novos públicos;
– Entender o que seus seguidores procuram;
– Conectar-se com seus clientes.
As Hashtags são capazes de fazer com que usuários que não seguem o perfil da empresa, encontrem com facilidade o conteúdo devido a sua relevância para um determinado público interessado no assunto. Embora seja possível o uso de muitas Hashtags em uma única publicação, é importante destacar que a qualidade de alcance do público nem sempre depende da quantidade utilizada e sim do quão relevantes e bem escolhidas elas são. Por isso, dê preferência para no mínimo duas e máximo cinco, adequando sempre às palavras e frases mais relevantes possíveis.
As Hashtags são um elemento de grande importância na obtenção de mais tráfego em uma campanha, anúncio ou divulgação de um post. Ao acrescentar Hashtags em suas postagens, as empresas aumentam a probabilidade de que o público veja seu conteúdo, trazendo assim maior engajamento.
Fonte: Plugcitários
Imagem: Bigstock by turbodesign