A perspectiva financeira das empresas devido à retração econômica do país acabou por frear os investimentos de uma forma geral. É comum que as empresas, durante períodos de crise, adotem uma postura mais cautelosa, e, se enxugar custos e reavaliar as estratégias são movimentos naturais, também é certo o conceito que, em tempos difíceis, manter os investimentos em marketing faz a diferença.
Nesse cenário, o marketing digital surge como a solução ideal, já que demanda menos investimento e é capaz de proporcionar resultados muito significativos.
Estratégias de marketing digital
O novo consumidor está conectado e utiliza a internet para pesquisar produtos e serviços do seu interesse. Cerca de 80% a 90% deles buscam opiniões sobre produtos e reputação de empresas principalmente nas redes sociais e sites de busca.
Para ser visto no competitivo mercado online, onde marcas disputam a atenção do consumidor, ações de inbound marketing, mídias sociais, e-mail marketing e, principalmente, o marketing de busca são as mais importantes.
O buscador mais usado no mundo é o Google, com 80% do tráfego ou 3 bilhões de consultas por dia. Segundo um estudo realizado pela Conversion, 56% do tráfego da internet se origina em sites de buscas, por isso concentrar esforços nessa estratégia é a forma mais eficaz de atrair novos clientes.
São dois os caminhos que podem ser escolhidos pelas empresas para estarem presentes no Google: através dos links patrocinados, que são os anúncios que aparecem em destaque no topo ou na lateral da página e correspondem a 24% da origem dos acessos, ou nos resultados orgânicos, que são os links exibidos na coluna principal da busca e respondem por 32% da origem de tráfego, ainda de acordo com a Conversion.
Contudo, dependendo da realidade de cada empresa, esses números podem ser bem diferentes, segundo informa Ricardo Prates Morais, diretor da emarket, agência especializada em SEO e Google Adwords. “Entre os mais diversos tipos de clientes que atendemos nos últimos 10, 12 anos, a audiência dos sites a partir da busca orgânica nunca foi inferior a 50%. Isso no caso de empresas que mantinham investimentos significativos em campanhas de Adwords. Para a maioria das empresas que são ou já foram nossos clientes durante esse período, a busca orgânica representa 70% e até 95% da audiência”, informa Morais.
Fonte: R7
Imagem: Bigstock by Rawpixel