O que é Branding?
Branding nada mais é do que a gestão de uma marca. Todo o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores. Envolve desde a concepção da marca até as ações cotidianas de marketing da empresa.
A construção do Branding é algo relativo e é um trabalho que, geralmente, é um conjunto de ações cujo resultado é sentido algum tempo depois, afinal, uma marca forte e consolidada, normalmente, não é construída da noite para o dia.
Fazendo um bom trabalho de Branding.
Existem diversas formas de você proteger, assegurar e medir o valor da sua marca e é importante dividir as responsabilidades com seus públicos interno e externo.
Para começar, é fundamental que você saiba que os principais defensores da sua marca deverão ser as primeiras pessoas a ter contato com seus produtos e serviços: os seus colaboradores diretos.
Por exemplo, dentro de sua empresa, você pode perceber que sua marca está bem conhecida, reconhecida e absorvida através de elementos como:
- Conhecimento: o quanto as pessoas entendem os valores e objetivos da sua marca.
- Proteção: o quanto ela está protegida de diversas maneiras.
- Comprometimento: o quanto a empresa se compromete com o que a marca defende.
- Capacidade de adaptação: o quanto a marca está alinhada ao mercado.
Em relação aos fatores externos, ou seja, falando sobre a percepção das pessoas acerca da sua marca, podemos listar os seguintes elementos como decisivos para a avaliação do seu trabalho de Branding:
- Autenticidade: sua marca precisa ter valores claros
- Relevância: ela precisa provocar mudança na vida das pessoas
- Diferenciação: ela precisa se distinguir claramente da concorrência
- Presença: ela precisa estar presente em nos locais certos, nos momentos certos e nas situações certas
- Entendimento: as pessoas precisam entender a que você veio
- Consistência: a sua marca precisa atender as expectativas
Fonte: Marketing de Conteúdo
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