O processo de tomada de decisão do consumidor envolve diversos aspectos, sendo um dos principais deles os tipos de comportamento de compra.
Entre as etapas do processo de decisão de compra estão:
1. Consciência de uma necessidade;
2. Interesse para solucionar;
3. Consideração sobre as alternativas;
4. Intenção de compra;
5. Avaliação das opções;
6. Compra ou implementação da solução.
De maneira geral, entender todas essas etapas do processo de compras é importante para negócios B2B e B2C.
A transformação digital teve impacto em todas as áreas da vida contemporânea.
Seja a comunicação interpessoal, as relações de trabalho, o tipo de entretenimento que consumimos ou a forma como realizamos nossas compras, tudo sofreu e ainda sofre o impacto da internet e do que surgiu a partir dela.
90% dos compradores B2B usam a busca online em seu processo de decisão de compra. E isso inclui pesquisas sobre:
preços;
qualidade do serviço ou produto;
atendimento;
suporte;
resultados e mais.
O importante aqui é transmitir confiança e qualidade para o usuário. O preço também é um fator importante, mas não é o principal elemento.
Pesquisa realizada pela DraftFCB revela um consumidor cada vez mais obcecado por informação e que realiza pesquisas na web antes de tomar sua decisão de compra.
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