Por falta de experiência, não são poucos os casos em que empresas acabam colhendo mais danos do que benefícios ao usar tais recursos de maneira equivocada, tornando-se piada entre usuários e manchando sua imagem.
Esteja presente
Parece óbvio, mas não basta apenas criar um perfil em alguma rede social. É preciso manter-se ativo. “A empresa tem de postar com frequência, falar sobre suas iniciativas e trazer assuntos que interessem o ramo em que atuam”, explica Comerlato.
Converse
O espaço pode ser virtual, mas as pessoas são de verdade, e podem dialogar com o perfil empresarial. “É preciso criar conversas, dar palavras de incentivo aos leitores e abrir novas pautas quando for possível”, diz o representante da Digital Imobi. Ou seja, a ação nas redes sociais não se limita a postar conteúdo. A palavra-chave é interatividade.
Diversifique sua presença
O Facebook é a maior rede social do mundo, mas não a única. “Não se pode deixar de dar atenção a outras ferramentas, como o Twitter, o Youtube , o Instagram e o Pinterest”, ressalta Comerlato. Cada uma delas alcança pessoas diferentes e significa propostas complementares de comunicação.
Para cada rede, um conteúdo
Diversificar não basta se for para publicar o mesmo conteúdo em redes sociais diferentes. O Facebook, por exemplo, é usado para postagens mais densas, textos maiores, inclusive com imagens e até vídeos. Já o Twitter tem a característica de ser uma mídia mais rápida e objetiva, até pela limitação de caracteres.
Fonte: Terra
Imagem: Big Stock by Rawpixel.com