O LinkedIn é uma rede social com viés totalmente profissional. Nela, é possível formar uma rede de relacionamentos, participar de grupos de discussão sobre os mais variados assuntos e interagir com pessoas de todo o mundo que compartilham os mesmos interesses.
Um ambiente como esse é bastante promissor para uma empresa encontrar clientes, principalmente se ela vende para outras empresas. Mas isso não quer dizer que a missão é mais simples — ou mesmo fácil. É preciso ter uma boa estratégia, orçamento e conteúdo de qualidade.
Separamos 8 dicas campeãs para te ajudar a conquistar clientes no LinkedIn. Confira!
1 – Conheça a página empresarial
Ela permite publicar e compartilhar conteúdo (próprio ou de terceiros) em nome da marca. Ela está diretamente associada ao perfil de um funcionário ou do proprietário, desde que o cargo esteja indicado em seu perfil pessoal. Esses e outros pré-requisitos para a criação de uma página empresarial estão disponíveis na central de suporte do LinkedIn.
2 – Crie uma boa identidade visual para sua página
Preocupar-se com a identidade visual da página da sua empresa no LinkedIn vai muito além da beleza. Como essa é uma rede social corporativa, é importante que ela seja diferente das suas capas do Facebook e Twitter. Procure utilizar imagens sóbrias, que remetam a uma postura mais formal.
3 – Otimize seu perfil de acordo com palavras-chave
Quando for fazer a descrição da sua empresa — e nem pense em pular essa parte! — pense nas palavras-chave que podem ser buscadas por possíveis clientes nos mecanismos de pesquisa, como o Google. Evite utilizar termos muito genéricos e foque esse conteúdo nas especificidades da empresa, do produto ou serviço oferecidos.
4 – Produza conteúdos de qualidade para conquistar clientes
Produzir conteúdo de qualidade é muito importante para sua estratégia de marketing digital como um todo. No LinkedIn é indicado compartilhar conteúdos mais específicos e aprofundados, voltados para a sua persona ou para o segmento de mercado.
Isso não impede que você também publique seus conteúdos de atração. Os blog posts mais simples e didáticos têm uma grande aceitação nessa rede social, uma vez que ela reúne tanto profissionais que já estão familiarizados com as soluções na sua área quanto outros que as desconhecem.
5 – Participe de grupos de discussão
Uma das características mais interessante do LinkedIn é a existência dos grupos de discussão. Neles, profissionais de todo o mundo compartilham conteúdos relacionados a uma área específica, trocam comentários e aumentam a sua rede de relacionamentos.
6 – Vá além dos textos
Quando pensar em conteúdos para as redes sociais, vá além dos tradicionais blog posts e e-books. Considere produzir vídeos, podcasts e outros tipos de mídia. Dessa maneira, você aumenta sua capacidade de atração, atingindo um público muito maior.
7 – Utilize os anúncios do LinkedIn
Aumente significativamente o alcance das suas publicações com os anúncios do LinkedIn. Essa rede social exige um orçamento maior, se comparado ao Facebook ou Twitter, mas, em contrapartida, o retorno também é muito melhor. Isso porque nessa plataforma é possível captar leads qualificadas, ou seja, que realmente têm potencial de compra.
8 – Mantenha a página atualizada e evite exageros
Manter sua página atualizada é uma dica básica. Nada pior do que entrar no LinkedIn de uma empresa e perceber que o último compartilhamento data de mais de um ano. Por isso, lembre-se de publicar com frequência e criar materiais exclusivos para essa rede sempre que possível. Cuidado apenas para não exagerar na dose: publique no máximo um artigo por dia e incentive a leitura. Anuncie, inclusive, fora da rede social para levar público para a sua página.
Fonte: Controlle
Imagem: Bigstock by dennizn