1 – Não adianta falar tudo em apenas um vídeo. Escolha um objetivo de comunicação (o que pretende ser falado) e crie um roteiro claro para apresenta-lo.
2 – Com a ideia e objetivos na cabeça, é hora de escolher formatos disponíveis para a produção (estilo de narrativa, tipo de filmagem, locução, etc).
3 – Busque referências e converse com especialistas, se julgar necessário.
4 – Não caia no erro comum de usar muitos termos técnicos. Lembre-se que é um vídeo institucional, não instrutivo.
5 – Exija um padrão técnico de qualidade alto. Imagens e sons com recursos amadores causam uma péssima impressão.
6 – Pense em um roteiro cativante para transmitir a sua mensagem. Técnicas de storytelling são bem-vindas.
7 – Lembre-se: emoções facilitam o processamento da mensagem, intensificam a atenção e melhoram a memorização do espectador. Dessa forma, seu vídeo pode conter elementos de humor (gera simpatia), amor (estimula a afeição) e felicidade (simula situações de realização). O resultado pode humanizar a marca.
8 – Com o objetivo claro e o roteiro escrito chega o momento da produção. Basicamente você deve escolher a locação do vídeo, equipamentos, elenco de atores e quaisquer outras ferramentas que o seu vídeo precisará.
9 – Acompanhe o processo para que tudo saia do jeito que foi pensado. Grave em um dia bonito, sem interferências externas.
10 – Por fim, é preciso editar o vídeo de acordo com o roteiro. Uma dica expert é não o deixar muito longo. É preciso ser objetivo para prender a atenção em toda a sua duração.
Fonte: MinasInova
Imagem: Bigstock by Yastremska